sábado, 21 de junio de 2014

Primeira Liga em canal aberto?


Faltam poucos dias para sabermos se haverá jogos da Primeira Liga em sinal aberto. O prazo para a confirmação da aquisição dos direitos televisivos por parte de um dos canais generalistas terá que acontecer até um mês antes de a competição se iniciar.


O Governo decidiu que os jogos do principal escalão do nosso futebol é de interesse público. As 5 melhores equipas dos últimos 5 anos garantirão pelo menos 6 jogos em sinal aberto. Esta distribuição seria sempre equitativa.

A distribuição não é simples, visto que existem 34 jornadas para distribuir por 5 equipas. Uma das soluções será 10 jogos por equipa, o que é altamente improvável. Por exemplo, 5 jogos na RTP1 e 5 jogos na TVI. Ou então haverá 7 jogos para todos essas equipas em canal aberto, sendo que uma jornada terá que transmitir dois clubes nestas condições.

A confirmar-se o acordo entre um canal aberto e a Olivedesportos, será o regresso da Liga aos canais abertos depois de dois anos em canais pagos. Tendo em conta os baixos orçamentos dos canais generalistas, não será fácil chegar a acordo com a Sport TV e com a Benfica TV para a cedência dos direitos.

Recorde-se que a TVI foi a a última entidade a conseguir um acordo deste tipo e o negócio foi feito por cerca de 8 milhões de euros. É provável que um eventual acordo seja bastante superior, dada o crescimento do futebol português nos últimos anos e o facto de serem duas entidades com as quais tem de negociar.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Arquívo