martes, 29 de julio de 2014

O plantel que o FCPorto formou, mas não aproveitou


Talvez só fosse possível na "Disneylândia", mas não podemos desprezar que o FCPorto formou excelentes atletas nos últimos 15 anos. A esmagadora maioria deles não aproveitou. O plantel que construímos não reúne as condições necessárias de lutar pela Liga dos Campeões por várias razões. 


Alguns jogadores têm pouca experiência e este plantel também careceria de um ou dois jogadores que fizessem realmente a diferença. Mas é uma coisa é certa: muitos milhões têm sido investidos em jogadores de qualidade duvidosa, muito se tem alienado passes de grandes jogadores que depois não geram um encaixe justo para o clube, etc.

Acrescentemos por exemplo Quaresma e Jackson Martínez a este plantel, será que não estaria aqui uma equipa fortíssima neste momento? Que evolução teriam tido jogadores como Nuno André Coelho, Castro, Sérgio Oliveira, Paulo Machado, Vieirinha, Diogo Viana... se tivessem sido integrados no plantel principal todos estes anos? Em que patamar estariam hoje?

Alguns estão a brilhar noutros clubes. Outros tinham potencial para jogar ao mais alto nível, mas como as portas da "casa" se fecharam, tiveram que encontrar outros destinos onde não conseguem evoluir da mesma maneira. E por último, os mais jovens estão à espera de uma oportunidade.
  • GR: Bruno Vale, Ventura, Kadú, Tiago Maia 
  • LD: David Bruno, Ivo Pinto 
  • DC: Bruno Alves, Ricardo Costa, André Pinto, Nuno André Coelho, Tiago Ferreira, Ricardo Ferreira
  • LE: Rafa, Floro 
  • MD: Tomás Podstawski, Ruben Neves 
  • MC: Castro, Sérgio Oliveira, André André, Paulo Machado, Leandro Silva, Pedro Moreira 
  • MO: Josué, Tozé, Hélder Barbosa 
  • EX: Candeias, Vieirinha, Diogo Viana, Ukra, Rui Pedro, Caetano
  • PL: Hélder Postiga, Hugo Almeida, Gonçalo Paciência, André Silva, Fred Maciel

8 comentarios:

  1. Este blogue só crítica o FCP?

    ResponderEliminar
  2. Não. Criticar não, só mostramos o caminho que o clube tem escolhido. A maior parte das escolhas são boas, mas cometeu-se alguns erros também.

    ResponderEliminar
  3. lol Quais são os que estão a brilhar noutros clubes que eu não percebi?

    ResponderEliminar
  4. Tirando aqueles que estão no FCPorto, quase todos. Mas é óbvio que a evolução deles teria sido bem melhor se tivessem ficado.

    ResponderEliminar
  5. Criticar é bom quando se faz de forma regrada e apoiada em factos e não em suposições.

    Há que admitir que houve um largo período de tempo que do Olival não saiu qualidade!

    Esta argumentação seria possível se estivessemos 5 anos à frente. Porque neste momento sim, temos a sair uma das gerações mais fortes de miúdos que tivemos nos últimos tempos.

    Tendo jogadores como Kadú, Andorinha, Verdasca, Rui Silva, Rafa, Podstawski, Chicão, Graça, Ruben Neves, Luis Mata, Ivo, André Silva, Gonçalo Paciência, Rui Pedro (o novo miúdo) a sair, aos quais podemos acrescentar, por exemplo, Pité, Idrissa Sambú, Moreto Cassamá e até o Candé e não os aproveitar, aí sim, essa crítica teria de ser feita. Agora sim vamos ter uma fornada de miúdos que dão cartas em todas as competiçoes em que participam, quer pelo clube quer quando representam a selecção.

    Agora, aposto, por exemplo, que o autor deste blog é dos que mais critica quando o Hugo Almeida ou o Helder Postiga jogam pela selecção. No entanto, quando é para puxar pela formação, até para titulares do Porto serviam.

    E depois não mostras qualquer tipo de coerência... Floro? Tiago Maia? Ricardo Ferreira (quem é este?)?
    Para não falar que Bruno Alves, Hugo Almeida, André Silva, Diogo Viana, por exemplo, não fizeram a formação no Porto.

    ResponderEliminar
  6. Floro joga no Championship. Tiago Maia joga no Olhanense (Andrés é melhor?). Ricardo Ferreira é jogador do Milan, está emprestado ao Paços de Ferreira. Todos os que foram referidos no artigo passaram pela formação do FCPorto. Nem sempre a 100%, mas pelo menos um ano todos tiveram. E ninguém está a criticar. Apenas estamos a mostrar o caminho que o FCPorto podia ter escolhido. Óbvio que não podia ser este o plantel. Mas pega nos 20 melhores jogadores que estão aqui e acrescenta Fabiano, Danilo, Alex Sandro e Brahimi. Não terias um plantel fortíssimo? O que difere é o amor à camisola e a raça. Isso faltou no sábado!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Não terias um plantel fortíssimo, porque os jogadores não teriam nível para isso. Maior parte desses jogadores não está na selecção de Portugal, e eu da selecção escolheria 3 ou 4 para jogar no Porto...

      Tiago Maia encaixou 7! duma equipa formada por jogadores que ainda não estão no ponto para jogar na primeira liga sequer e que tinha mais golos sofridos que marcados. O Andrés fez qualquer coisa como 115 jogos na melhor liga de futebol do mundo. Acho que sim, acho que o Andrés é melhor...

      Eliminar
  7. Fabiano; Danilo (Ivo Pinto), Bruno Alves (NAC), André Pinto (Ricardo Costa), Alex Sandro (Rafa); Rúben Neves (Castro), Sérgio Oliveira (André André e Paulo Machado), Brahimi (Josué); Vieirinha (Candeias), Ukra (Diogo Viana), Postiga (Hugo Almeida, Gonçalo e André Silva)

    O onze parece-me muito forte e as segundas opções dão imensas garantias.

    ResponderEliminar

Arquívo