jueves, 11 de septiembre de 2014

O porquê de Vítor Pereira ser a melhor opção para selecionador de Portugal...




Paulo Bento rescinde com a FPF, sai pela porta pequena. Apesar de o balanço dos 4 anos até ser positivo, a decisão de Fernando Gomes foi acertada e oportuna. Os jogadores já não estavam com o treinador, a teimosia dele estava a prejudicar o crescimento da equipa e jogava-se da mesma maneira com a Alemanha do que com a Albânia. Já não fazia sentido Bento continuar e por isso chegou a altura de se falar em nomes para o suceder.

Segundo a RTP, Vítor Pereira, José Peseira e Jesualdo Ferreira são os mais fortes candidatos. Admito que sejam, de facto, essas as principais opções. Destes 3 nomes, a minha preferência recai, sem dúvida, em Vítor Pereira, ainda que seja o menos experiente de todos.

O antigo treinador do FCPorto não é o homem perfeito (esse também não existe) para ser o selecionador nacional, mas tem muitas caraterísticas do perfil que se pretende. Face à abundância de opções de qualidade que a Equipa das Quinas possui, era necessário um treinador que imponha velocidade, posse de bola e que jogue com muita personalidade.

Isso víamos melhor do que nunca no FCPorto de Vítor Pereira. Os intérpretes não serão os mesmos, ainda que ele disporá eventualmente de alguns que treinou no FCPorto (Beto, David, Miguel Lopes, Tiago Ferreira, Rolando, Sereno, Podstawski, Castro, Pedro Moreira, João Moutinho, Rúben Micael, Tozé, Ukra e Varela). Não me parece que vá aproveitar alguma base dos tempos do clube, mas é bom o grande conhecimento destes jogadores. Moutinho teria, por exemplo, as funções que tinha no FCPorto.

O único problema que antevejo é parecido com aquilo que víamos nas ideias e na maneira de pensar de Paulo Bento. São treinadores com fortes convicções - o que não significa que seja mau - tanto a nível tático como a nível de opções técnicas. Gostaria que a seleção não se agarrasse demasiado a um estilo de jogo. Tem jogadores para jogar de todas as maneiras possíveis.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Arquívo