domingo, 22 de febrero de 2015

Porquê quase sempre BEN(e)FIC(i)A(dos)?


A Liga NOS desta temporada tem sido marcada pela competitividade e elevada qualidade das equipas, mas há um pormenor que está a manchar um produto que poderia ser um sucesso de exportação: a clara tendência da arbitragem para o Benfica. 

Já não há maneira de negar que o Benfica não merece estar em primeiro lugar. Nem sequer se trata de sorte, trata-se de erros de arbitragem claramente premeditados. Quando a equipa de Jorge Jesus está em dificuldades, por casualidade aparece um penálti ou uma expulsão a prejudicar o adversário. Na dúvida, anula-se o golo à equipa adversária, mas quando é o inverso já é validado.

Estamos perante uma situação gravíssima que só faz mal ao futebol português, mas também... ao próprio Benfica.
A curto prazo, talvez seja benéfico porque o Benfica vai-se conseguindo manter nos lugares cimeiros e está já perto de conseguir um lugar na Champions na próxima época.

Mas a longo prazo? Fora de Portugal, quem quer ver um campeonato com arbitragens a prejudicar o espetáculo? Como vamos promover a nossa Liga que, tendo em conta a qualidade dos jogadores e das equipas, devia ter outro tipo de popularidade? Chegou a altura de dizer "Basta"!

Estamos em quinto lugar no ranking da UEFA, muito perto da Itália e à frente de outras grandes ligas como a francesa e a russa que estão a anos-luz da nossa. A liga alemã e a italiana, cujas equipas apresentam um futebol menos atrativo que o nosso, têm imensa popularidade pelo mundo fora e conseguem obter receitas interessantíssimas de direitos televisivos.

Até a francesa consegue resultados de venda direitos televisivos muito melhores apesar de ser uma liga inferior à nossa. É natural que os orçamentos dos clubes sejam mais elevados dada a dimensão e a economia do país, mas em termos de direitos televisivos tínhamos tudo para ser superiores neste momento e estamos muito aquém.

O Benfica encaixou cerca de 17 milhões de euros em direitos televisivos líquidos na temporada passada que foi uma das melhores de sempre. Esta receita é ridícula comparada aos piores clubes dos outros principais campeonatos europeus e até há clubes da Championship ganham mais.

Preferem ter a arbitragem a favor, sabendo que prejudica o espetáculo. A competição torna-se assim menos interessante e muito mais difícil de exportar. As receitas vindas do estrangeiro são baixas para a nossa liga, o que significa que o encaixe do Benfica depende quase na totalidade do número de assinantes da BTV.

Não será melhor obter resultados desportivos inferiores com arbitragens imparciais e obter receitas televisivas muito acima dos 17 milhões graças à venda dos direitos a centenas de canais estrangeiros? Com a centralização tudo tornar-se-ia mais fácil.

Introduzir o Modelo Barboville Blog é uma das soluções. Com uma quantidade elevada de jogos grandes a meio da semana a nossa liga ganha outro tipo de atratividade que a liga alemã, italiana e francesa não têm. Esse poderá ser o nosso trunfo.

Mas voltando ao assunto inicial, será que seguir o modelo inglês no que diz respeito à arbitragem que deve favorecer o espetáculo e à segurança nos estádios é descabido? Tudo o que prejudicasse o espetáculo deveria ter sanções pesadas e tem que ser feito um investimento por parte da Liga nas assistências dos estádios. Essa questão é muito importante para a exportação dos direitos televisivos.

4 comentarios:

  1. disparates do início ao fim. beneficiados? onde? ontem, viu-se um penalty por marcar a favor do benfica. http://hugogil.pt/grande-penalidade-sobre-salvio-transformada-em-canto-video/ ve-se bem aqui.

    o sporting, em penalties perdoados vai em 6. coimbra, choupana e arouca; em casa com porto, belenenses e moreirense. e teve golos irregulares com penafiel e rio ave.

    o porto, em paços venceu 1-0 com penalty perdoado ao martins indi. com o braga penalty perdoado no minuto final. com o rio ave, vermelho perdoado a brahimi por agressao com 0-0, depois abrem o marcador com golo irregular, depois em 4 minutos 2 penalties perdoados a herrera e casimiro, o do casimiro dava o 2º amarelo. o porto em penafiel fez 2 golos irregulares. com o estoril teve outro penalty perdoado, mais uma vez do casimiro. com o guimaraes, o casimiro nao e expulso ninguem percebe como. e ainda o golo offside do jackson ao setubal...

    premeditado? lol. curiosamente, ate a jornada 21, o porto tinha menos 11 amarelos que o benfica e menos 19 que o sporting.

    como se ve, desmontar esta narrativa é fácil. falam no vazio sem mencionar lances. depois mencionam lances sem razao: golo ao nacional, de jonas, em linha. golo anulado ao rio ave na luz, bem anulado. lance anulado ao nacional qu acaba na baliza do benfica, o lance e anulado ainda no meio campo. nao ha offside mas ha pe em riste. e a bola entra, mas sem grande força nem colocacao, quando o julio cesar ja nao estava a disputar o lance.

    falam de penalty inexistente no benfica-moreirense sobre o lima... mas as imagens provam que existiu. ontem, a expulsao por palavras... so é errada se for com o benfica. se for com o porto ou sporting dizem "ah e tal, alguma coisa ele disse". a reaccao do jogador mostra bem que ele sabe que passou dos limites.

    nao merece ir a frente... LOL. merece o porto, se calhar... calma: o olegario e o soares dias ainda podem aparecer em mais uns jogos do porto.

    ResponderEliminar
  2. Não queremos defender os interesses de clube nenhum em específico. Queremos defender os interesses da Liga e a promoção da mesma no estrangeiro. Mas toda a gente sabe que o Benfica não deveria estar em primeiro, isso é consensual. Ainda hoje os dois centrais do Estoril viram ambos o quinto amarelo. Não jogam na próxima jornada frente ao Benfica. Coincidência? Obrigado pela participação!

    ResponderEliminar
  3. Não merece estar em primeiro? Quem é que merece então? O Porto onde o treinador não consegue por a equipa a jogar o que vale? O Sporting quem tem andado a fazer exibições do "caraças" como se viu no jogo contra o Benfica e do Belenenses e que nesta época tem se safado de perder ou empatar vários jogos a marcar golos no fim. Se calhar o Guimarães ou o Belenenses que com o pouco que têm tão a fazer uma boa prestação na liga. No jogo Braga-Benfica, o Benfica foi prejudicado mas disso já não adianta falar. Não deves andar a ver os jogos do Benfica, porque na maior parte das vezes é o Benfica quem domina o jogo, tem este ultimo jogo como exemplo. Quantas oportunidades é que teve o Moreirense?

    ResponderEliminar
  4. Mas ninguém está sequer a discutir a qualidade futebolística. Quanto a isso, é indiscutível que o Benfica está abaixo de FCPorto, Braga e Sporting. Estamos a falar dos pontos que o Benfica tem a mais devido a erros de arbitragem. E já agora, os 3 rivais deviam ter mais alguns pontos. O Benfica devia estar neste momento longe do primeiro lugar. Esta é que é a realidade.

    ResponderEliminar

Arquívo