jueves, 9 de julio de 2015

Casillas é um bom negócio para o FC Porto?

Iker Casillas está muito perto de ser anunciado como novo reforço do Futebol Clube do Porto. Segundo a imprensa espanhola, poderá ser a surpresa no evento da apresentação dos novos equipamentos do clube que decorre no Jardim do Passeio dos Clérigos. Será um bom negócio para os Dragões?

A resposta é clara: sem dúvida! Ao que conseguimos apurar, o clube pagará um valor a rondar os 10 milhões de euros durante 2 anos para garantir a lenda espanhola. Se compararmos com aquilo que o FCPorto pagou por alguns jogadores, vemos que custa mais aos cofres do clube ter à disposição durante (os primeiros) dois anos de contrato os seguintes atletas: Alex Sandro, Herrera, Diego Reyes, Quintero, Imbula, Adrián López, Brahimi, Martins Indi...

Todos eles custaram ou custarão mais de 10 milhões de euros ao clube durante os dois primeiros anos de contrato, se somarmos pelo menos o salário e o valor da transferência. Portanto, mesmo que seja o jogador mais bem pago de sempre do futebol português, não se trata de nenhuma loucura em termos monetários, longe disso.

Um sucesso de marketing


Além disso, há grandes esforços financeiros que é 100% certo que compensam. Na minha opinião, o negócio Casillas é um bom exemplo. O internacional espanhol tem um palmarés de luxo e quase único: é campeão do mundo de seleções, duas vezes campeão do mundo de clubes e também conquistou 3 Ligas dos Campeões, entre outros títulos importantes.

Trata-se de um dos desportistas mais mediáticos e mais populares do mundo. Os quase 24 milhões de seguidores no Facebook e quase 5 milhões no Twitter não enganam, já para não falar do destaque mediático que teve a nível mundial nos últimos dias graças à possibilidade de se transferir para o Futebol Clube do Porto.

"San Iker" é patrocinado pela Samsung que é apontado pela imprensa desportiva nacional como novo patrocinador oficial do FC Porto. A confirmar-se esse rumor, a contratação de Iker Casillas, que em termos de imagem está muito valorizado, pode ter sido um trunfo importante na conclusão de um contrato vantajoso com a marca coreana.

A experiência

A nível desportivo, o impacto desta transferência é pequeno. A qualidade de Casillas como guarda-redes de topo já não é assim tão indiscutível como noutros tempos. Alguns portistas não terão gostado da dispensa de Fabiano e não verão com bons olhos Helton, um símbolo do clube, perder lugar para mais um capricho de Lopetegui.

No entanto, é inegável que a experiência e o conhecimento futebolístico deste guarda-redes espanhol pode ser importante no crescimento do jovem plantel do Futebol Clube do Porto que, na época passada, pagou caro a inexperiência de alguns jogadores.

4 comentarios:

  1. meu caro: quando começar a haver golos sofridos de canto e livre lateral (ou directo...) vais perceber porque é que o mourinho o meteu no banco...

    helton é melhor que casillas. até aos 45 anos seria.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. Acho que o artigo foi claro: em termos desportivos, não acrescenta muito e não é a contratação de Casillas que vai dislumbrar os portistas. Mas há outras coisas em jogo.

      Eliminar
    2. E como se irão sentir os outros jogadores quando tem alguém plantel que sem maior rendimento desportivo recebe bem mais que eles?

      Eliminar
  2. Eles podem sentir o que quiserem desde que honrem a camisola jogando ou não

    ResponderEliminar

Arquívo