lunes, 20 de julio de 2015

Efeito Casillas na primeira semana de dragão ao peito



A contratação de Iker Casillas já tem mais de uma semana, mas o FC Porto continua nas bocas do mundo. O impacto da lenda espanhola tem sido muito forte, refletindo-se na visibilidade do clube e consequentemente do futebol português.

Nas redes sociais, os Dragões passaram a dominar a nível nacional nas principais redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. No Facebook, o FC Porto já era mais popular que o Benfica, mas só conseguiu ganhar a corrida ao rival nas duas outras redes sociais graças a Iker Casillas. Na principal rede social da atualidade, a página do FC Porto já ganhou mais de 100 mil novos seguidores só nesta última semana, contabilizando atualmente 3,08 milhões de gostos.

Quanto à imprensa espanhola, as referências ao Futebol Clube do Porto têm sido abundantes. Praticamente todos os diários generalistas nacionais de Espanha têm publicado diariamente sobre o dia a dia de Casillas no Porto, mostrando uma atenção muito especial e sem igual no passado a um desportista espanhol. Não é por acaso que foi considerado o desportista espanhol mais influente do Mundo em 2014.

Fora da Península Ibérica, a escolha do internacional espanhol pelos portistas não ficou despercebida, causando alguma estupefacção e para alguns até indignação. Mais tarde, também a estreia de Casillas com a camisola do novo clube também foi noticiada em quase todos órgãos de comunicação desportivos internacionais.

O mediatismo da esposa Sara Carbonero também tem contribuído para um maior impacto mediático. A indecisão relativamente à estadia na Invicta e outras especulações relativas à relação com o guarda-redes titular de "La Roja" têm sido alvo de particular atenção por parte da imprensa internacional, principalmente a portuguesa e a espanhola. Como se sabe, Carbonero acompanhou "San Iker" e está a viver na cidade do Porto, afastando outros cenários.

Muito se tem falado no elevado salário do guardião espanhol, do qual o FC Porto pagará apenas 5 milhões por ano, mas o crescimento da visibilidade do clube tem acelerado de forma significativa. Muito devido à contratação de Casillas, o clube portuense é, nesta altura, uma das instituições desportivas mais mediáticas do mundo. Essa visibilidade e popularidade assim como o grande respeito do mundo do futebol pelo clube estará a refletir-se nas propostas de patrocinadores, na adesão a Lugares Anuais e no merchandising da marca FC Porto, fazendo com que os 10 milhões investidos ao longo de dois anos sejam recuperados (ou até superados) noutro tipo de receitas. Portanto, uma coisa é certa: Casillas será um excelente negócio para os azuis e brancos.

1 comentario:

  1. Muito se tem falado sobre este assunto. A nível de Marketing a aposta em Casillas começa a estar ganha, a parte futebolística logo se vê ;)

    ResponderEliminar

Arquívo