martes, 29 de septiembre de 2015

Portugal pode perder um clube na Champions na época 2017-2018

A Bola
Nos últimos anos, nada fazia prever que Portugal baixasse do quinto lugar do Ranking da UEFA, mas as inesperadas fracas prestações da última temporada colocaram o futebol português em alerta. Portugal foi recentemente ultrapassado pela França e a Rússia também está perto.

Ao contrário do que seria necessário, esta época não arrancou nada bem para Portugal. O Vitória de Guimarães foi surpreendido pelo modesto Altach na pré-eliminatória da Liga Europa e o Sporting foi eliminado pelo CSKA de Moscovo graças a um "roubo" monumental que fica para a história do futebol.

Com a queda do Sporting para a Liga Europa, Portugal perdeu automaticamente 4 pontos de bónus para o concorrente direto Rússia, o que se traduz em 0.666 em coeficiente. Se a diferença atual é de 1.900, o apuramento sportinguista signficaria uma diferença de 3.232 para os russos. E a França, que tem atualmente apenas 0.167, passaria a ter um atraso de 0.499 para Portugal.

A verdade é que o Sporting está na Liga Europa, onde a motivação é claramente diferente. Basta observar o onze que Jorge Jesus apresentou em casa frente ao Lokomotiv de Moscovo. Os Leões defrontam, esta quinta-feira, o Besiktas. Uma derrota na Turquía poderá colocar o Sporting numa posição muito delicada para passar à fase seguinte. Tendo em conta que se trata de um dos favoritos à conquista da competição, seria dramático para o Ranking uma saída tão precoce.

Portugal tem, neste momento, 5 equipas ainda em prova na UEFA. Se Braga, FCPorto e Benfica têm presença praticamente assegurada nas provas da UEFA depois do Natal, Belenenses terá de medir forças com Fiorentina e Basileia para se manter em competição. 

Rússia e França dispõem ambos de todas as equipas em prova. Os russos têm ainda a vantagem de ter de dividir os pontos por apenas 5 clubes. É altamente provável que Zenit e CSKA continuem em prova, Rubin Kazan e Krasnodar também terão as suas hipóteses. O Lokomotiv poderá depender da prestação do Sporting. Do lado francês, é provável que, pelo menos, 3 continuem em prova.

A prestação portuguesa terá de ser, portanto, de qualidade esta época, se quisermos manter 3 clubes na Liga dos Campeões a partir da época 2017-2018.

1 comentario:

  1. I have a big family. I live with my mom, my dad, my two sisters, and my brother.Both of
    my sisters are older than me,but my brother is younger. My sister Elizabeth is the oldest.
    She is sixteen years old. Carrie is thirteen years old.We used to share a room, but when
    we moved to our new town,we each got casa98 of our own.My brother John is youngest.He is
    only four years old. My mom’s name is Sally.She to 928bet be a teacher,but now she stays
    home to take care of us.My dad’s name is Tim they is a doc.He helps little kids when they
    are sick.

    ResponderEliminar

Arquívo