martes, 29 de septiembre de 2015

Portugal pode perder um clube na Champions na época 2017-2018

A Bola
Nos últimos anos, nada fazia prever que Portugal baixasse do quinto lugar do Ranking da UEFA, mas as inesperadas fracas prestações da última temporada colocaram o futebol português em alerta. Portugal foi recentemente ultrapassado pela França e a Rússia também está perto.

Ao contrário do que seria necessário, esta época não arrancou nada bem para Portugal. O Vitória de Guimarães foi surpreendido pelo modesto Altach na pré-eliminatória da Liga Europa e o Sporting foi eliminado pelo CSKA de Moscovo graças a um "roubo" monumental que fica para a história do futebol.

Com a queda do Sporting para a Liga Europa, Portugal perdeu automaticamente 4 pontos de bónus para o concorrente direto Rússia, o que se traduz em 0.666 em coeficiente. Se a diferença atual é de 1.900, o apuramento sportinguista signficaria uma diferença de 3.232 para os russos. E a França, que tem atualmente apenas 0.167, passaria a ter um atraso de 0.499 para Portugal.

A verdade é que o Sporting está na Liga Europa, onde a motivação é claramente diferente. Basta observar o onze que Jorge Jesus apresentou em casa frente ao Lokomotiv de Moscovo. Os Leões defrontam, esta quinta-feira, o Besiktas. Uma derrota na Turquía poderá colocar o Sporting numa posição muito delicada para passar à fase seguinte. Tendo em conta que se trata de um dos favoritos à conquista da competição, seria dramático para o Ranking uma saída tão precoce.

Portugal tem, neste momento, 5 equipas ainda em prova na UEFA. Se Braga, FCPorto e Benfica têm presença praticamente assegurada nas provas da UEFA depois do Natal, Belenenses terá de medir forças com Fiorentina e Basileia para se manter em competição. 

Rússia e França dispõem ambos de todas as equipas em prova. Os russos têm ainda a vantagem de ter de dividir os pontos por apenas 5 clubes. É altamente provável que Zenit e CSKA continuem em prova, Rubin Kazan e Krasnodar também terão as suas hipóteses. O Lokomotiv poderá depender da prestação do Sporting. Do lado francês, é provável que, pelo menos, 3 continuem em prova.

A prestação portuguesa terá de ser, portanto, de qualidade esta época, se quisermos manter 3 clubes na Liga dos Campeões a partir da época 2017-2018.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Arquívo