jueves, 22 de octubre de 2015

Quais são as contas para as próximas jornadas na UEFA?


A terceira jornada foi boa para Portugal nas competições europeias. Em 5 jogos, 4 equipas venceram e apenas o Benfica perdeu. No entanto, os encarnados já tinham vencido nas primeiras duas jornadas e continuam em excelente posição para seguir em frente. Está, neste momento, tudo em aberto para os 5 clubes. Quais são as probabilidades de nos apurarmos?

O Futebol Clube do Porto tem 7 pontos. Terá dois jogos fora e um em casa. A probabilidade de vencer fora o Maccabi Tel-Aviv e em casa o Dínamo de Kiev é alta. Faria 13 pontos, mais do que suficientes para o apuramento. E apenas o afastará do primeiro lugar se o Chelsea vencer os restantes jogos, entre os quais o jogo com o FC Porto que terá de vencer por um resultado igual ou superior a 1-0.

O Benfica tem 6 pontos. Tem agora 2 jogos em casa e um fora. 12 pontos chegarão para passar. Existem 2 hipóteses muito plausíveis: ou o Benfica vence, pelo menos, em casa o Galatasaray e o Astana fora ou então vence, pelo menos, os dois jogos em casa. Se o Benfica vencer os próximos dois jogos que estão claramente ao alcance, um empate com o Atlético bastará para vencer este grupo.

O Braga tem 9 pontos. Uma vitória garante o apuramento, mas um empate poderá bastar na próxima jornada. Se o Slovan não perder com o Groningen, o Braga garantirá o apuramento se empatar em Marselha.

O Belenenses tem 4 pontos. Está no grupo mais exigente e mais baralhado de todos. Os próximos dois jogos são em casa e o Belenenses tem boas condições para os vencer. Se isso acontecer, fará 10 pontos. A Fiorentina, a equipa mais forte deste grupo, está em último com 3 pontos. A formação italiana terá de vencer os próximos dois jogos em Poznan e Basileia. Se isso acontecer, o Belenenses estará apurado.

O Sporting tem 4 pontos. As contas não estão a correr em favor dos Leões, mas, como se sabe, a equipa de Jorge Jesus é claramente mais forte que os seus adversários. Se estiver ao seu melhor nível, vence os últimos 3 jogos e estará apurado. Se vencer o Skenderbeu fora e o Besiktas em casa (tem a obrigação de o conseguir), fará 10 pontos. Se depois perder na Rússia na última jornada, estará dependente do resultado do Besiktas já na próxima jornada frente ao Lokomotiv e na última jornada com o Skenderbeu que os turcos provavelmente vencerão. O ideal seria, portanto, o Besiktas não ganhar em casa frente ao Lokomotiv na próxima jornada.

Recorde-se que Portugal nunca conseguiu ter 5 clubes em prova depois do Natal. Terá este ano uma boa oportunidade de o conseguir.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Arquívo