domingo, 29 de noviembre de 2015

Será que há motivo para despedir Lopetegui?

A opinião dos portistas é praticamente unânime: Lopetegui não tem condições para continuar no comando técnico. Há vários aspetos que têm sido postos em causa na maneira de trabalhar do treinador basco. Saídas de jogadores à Porto como Quaresma ou Josué, pouca verticalidade no jogo, rotatividade excessiva, qualidade duvidosa de alguns espanhóis e falhar em jogos decisivos são motivos de grande impaciência nesta afición exigente que vê numa derrota em 17 jogos a gota de água. Justifica-se?

Não sei se Lopetegui é o treinador perfeito neste momento para o Futebol Clube do Porto, mas as estatísticas provam que este não é certamenente do pior que por cá passou. Os números não enganam e muitos irão criticar esta comparação, mas a verdade é que até Mourinho campeão europeu não fez muito melhor.

Falemos apenas das épocas completas do Special One. Na primeira época, Mourinho estava na pouco prestigiante Taça UEFA, somou 41 vitórias, 7 empates e 5 derrotas num total de 53 jogos. Marcou 118 golos e sofreu 38. Na segunda, saiu 38 vezes vitorioso, empatou 12 vezes e perdeu também 5 jogos, num total de 55 partidas oficiais. Marcou 98 e sofreu 36.

Lopetegui tem apenas uma época completa. Logo na época de estreia, sem qualquer experiência prévia de Liga nem de Champions, somou 36 triunfos, 11 empates e 5 derrotas em 52 jogos oficiais. Marcou 113 golos e sofreu apenas 33. Nesta temporada, conta já com 17 jogos: 12 vitórias, 4 empates e apenas uma derrota. Marcou até ao momento 32 golos e sofreu 10.

Se compararmos as épocas completas, vemos que Mourinho e Lopetegui têm números muito similares no que toca a estatísticas. Por um lado, sabemos que Mourinho conquistou 2 Ligas, 1 Taça UEFA, 1 Champions e 1 Supertaça nesse período e que Lopetegui não foi capaz de conquistar nenhuma das 4 provas em que estava inserido. Por outro lado, devemos reconhecer que a Liga Portuguesa está incomparavelmente mais forte agora em comparação com o período 2002-2004 e as competições europeias também estão bem mais competitivas.

1 comentario:

  1. I have a big family. I live with my mom, my dad, my two sisters, and my brother.Both of
    my sisters are older than me,but my brother is younger. My sister Elizabeth is the oldest.
    She is sixteen years old. Carrie is thirteen years old.We used to share a room, but when
    we moved to our new town,we each got casa98 of our own.My brother John is youngest.He is
    only four years old. My mom’s name is Sally.She to 928bet be a teacher,but now she stays
    home to take care of us.My dad’s name is Tim they is a doc.He helps little kids when they
    are sick.

    ResponderEliminar

Arquívo