martes, 1 de marzo de 2016

Quem tem mais hipóteses de ser campeão?


Desporto Sapo
É inegável que o futebol é uma modalidade imprevisível - principalmente o português -, mas vamos supor que os 4 primeiros da Liga NOS vencem os seus jogos em casa. Quais são as contas dos candidatos ao título/Champions nas últimas 10 jornadas, considerando nos jogos fora?

  • FC Porto (55): Braga, Setúbal, Paços, Académica e Rio Ave 
  • Sporting Clube de Braga (44): Belenenses, Benfica, Paços e Académica 
  • Sporting Clube de Portugal (59): Estoril, Belenenses, Moreirense, FC Porto e Braga 
  • Sport Lisboa e Benfica (58): Sporting, Boavista, Académica, Rio Ave e Marítimo 
Se estes vencerem o resto dos jogos em casa, sobram 12 pontos para os Dragões (70 com as vitórias em casa), 9 para o Braga (62), 9 para os Leões (74) e 12 para as águias (73).

Nos 12 pontos que sobram (Braga venceria em casa os azuis e branco), o FC Porto tem 2 jogos de grau de dificuldade elevada em Paços e Rio Ave, além de dois jogos teoricamente acessíveis. É previsível que os Dragões conquistem entre 6 e 10 destes 12 pontos. É previsível que os Dragões terminem com uma pontuação entre os 77 e os 80 pontos.

Os Gverreiros do Minho têm 2 difíceis e um teoricamente acessível em Coimbra no que diz respeito aos 9 pontos que restam. Prevemos que o Braga conquiste entre 3 e 7 pontos nestes 3 encontros, perfazendo um total de 65 a 69 pontos.

Nos 9 que sobram para o Sporting, há um jogo acessível em Moreira de Cónegos, um de grau dificuldade média com o Estoril e outro difícil com o Belenenses. Fazendo a simulação desses desafios, os Leões terminarão o campeonato com uma pontuação de 77 a 81 pontos.

Nos restantes 12 pontos a conquistar pelo Benfica, temos um de grau de dificuldade difícil em Vila do Conde, dois de média dificuldade no Bessa e nos Barreiros e um teoricamente acessível em casa da Briosa. Benfica faria entre 78 e 82 pontos.

Com base na suposição de que os 4 maiores clubes vencem sempre em casa nestas últimas jornadas, que vale o que vale, Benfica, FC Porto e Sporting estão praticamente igualados em termos de favoritismo, embora haja um ligeiríssimo favoritismo para as águias fruto de um calendário teoricamente mais acessível. O Braga só acabará no top-3 se algum dos 3 grandes tiverem um final de época desastroso.

No entanto, há vários fatores que podem pesar na resolução do top-3. Ao contrário do Benfica que tem jogos muito exigentes com Braga, Zenit e eventualmente outros adversários na Champions, o FC Porto e o Sporting podem estar completamente concentrados na máxima prova nacional.

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Arquívo